Rede Municipal de Ensino de Caarapó faz adesão ao Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

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A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Caarapó informou que a rede Municipal de Ensino aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Trata-se de um programa do Governo Federal que visa garantir a alfabetização de todas as crianças do país até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia de Covid-19 em alunos do 3º, 4º e 5º ano.

A adesão da rede municipal ao programa implica a participação em ciclos de avaliações periódicas de leitura, Língua Portuguesa e Matemática, por meio da Plataforma de avaliação do CNCA. As avaliações serão aplicadas nas turmas de 2º ano (avaliação de fluência em leitura), Língua Portuguesa e Matemática nas turmas de 3º ao 5º ano das escolas municipais da sede do Município. Estão envolvidos nas atividades do programa equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, diretores, coordenadores e professores dos anos iniciais das instituições de Ensino Fundamental.   

A quantidade de estudantes da rede municipal que farão as avaliações é significativa, com aproximadamente 413 estudantes (15 turmas) do 2º ano, 403 estudantes (16 turmas) do 3º ano, 257 estudantes (11 turmas) do 4º ano e 184 estudantes (07 turmas) do 5º ano.

Os resultados dessas avaliações serão fundamentais para o monitoramento do processo de alfabetização dos estudantes e o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.

Além disso, a avaliação da fluência em leitura tem como objetivo verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado, associando seu desempenho a um perfil de leitor. Este modelo de avaliação, geralmente aplicado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, desempenha um papel crucial na avaliação do progresso educacional.

A pandemia de Covid-19 trouxe desafios significativos para o setor educacional, com a interrupção das aulas presenciais e a transição para o ensino remoto. Essa mudança abrupta resultou em um déficit de aprendizagem, especialmente no que diz respeito à leitura e à escrita, afetando muitas crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano. Para superar esses impactos e garantir que essas crianças possam recuperar o tempo perdido, a alfabetização se torna uma prioridade inegável.

Além de ser essencial para a recuperação do aprendizado perdido, a alfabetização desempenha um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e social das crianças. Ao dominar a leitura e a escrita, as crianças conseguem se expressar, se comunicar efetivamente com o mundo ao seu redor e construir seu conhecimento de forma contínua. Uma criança alfabetizada não só tem mais chances de sucesso acadêmico e profissional, mas também contribui para a redução da desigualdade social.

Além dos benefícios pessoais e sociais, a alfabetização desempenha um papel crucial no fortalecimento da democracia. Uma população alfabetizada é capaz de ler e compreender informações, participar ativamente de debates e tomar decisões fundamentadas, contribuindo assim para a consolidação dos princípios democráticos. Além disso, a alfabetização em larga escala tem um impacto direto no desenvolvimento do país, aumentando a produtividade, a competitividade e a capacidade de inovação, o que, por sua vez, impulsiona o progresso e o crescimento econômico.

Portanto, a alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano é uma medida crucial não apenas para superar os desafios imediatos, mas também para promover a equidade, o desenvolvimento pessoal e social, reduzir a desigualdade, fortalecer a democracia e impulsionar o desenvolvimento do país como um todo.

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